Terra: cuide bem!


Denuncie, proteja o meio ambiente!


A Constituição Brasileira diz que o governo e a sociedade devem dividir a responsabilidade pela preservação e conservação da natureza. Assim, para cumprir o seu papel, cada pessoa deve ter uma conduta responsável e consciente sobre possíveis impactos ambientais.

A população deve denunciar às autoridades competentes atividades ou práticas que ameacem o meio ambiente. Com essa ajuda, as denúncias podem chegar mais rapidamente aos órgãos responsáveis pela fiscalização, aumentando as chances de adoção das medidas necessárias para a resolução do problema. Quanto mais detalhadas as informações contidas na denúncia, mais rápida e eficiente será a atuação da fiscalização.
O Ibama é o órgão do Governo Federal responsável pela execução, controle e fiscalização ambiental. Também responde pela integridade das áreas de preservação permanentes e de reservas legais, além de promover o acesso e o uso sustentado dos recursos naturais e muitas outras ações voltadas à conservação do meio ambiente. As irregularidades podem ser denunciadas diretamente ao Ibama, por meio da Linha Verde, criada especialmente para esse fim.
Além disso, existem os Conselhos Municipais e Estaduais de meio ambiente que são espaços de participação local para definição de políticas públicas e de pressão para que os problemas relacionados ao meio ambiente possam ser monitorados e/ou resolvidos.
O Ministério Público do Estado ou Procuradorias também podem ser procurados para registrar denúncias. Uma matéria de jornal, um depoimento ou um dossiê sobre agressões ao meio ambiente são suficientes para que um procurador da Câmara de Meio Ambiente do Ministério abra um inquérito a ser enviado à Justiça.
Se a situação envolver a compra, venda ou transporte ilegal de animais silvestres brasileiros, a denúncia pode ser feita à Rede Nacional Contra o Tráfico de Animais Silvestres (Renctas).

Ao denunciar é importante apresentar dados claros e precisos acerca do tipo de ocorrência como: nome da rua, número, município, estado, ponto de referência e se, possível, nome ou apelido do responsável.
Tel: 0800 618080
E-mail: linhaverde.sede@ibama.gov.br

___________________________________

 

Reutilize os papéis, faça-os de rascunho

 

 

O que você faz com todos aqueles papéis que foram utilizados nas impressoras ou no dia a dia, mas que ainda possuem o verso em branco? Muita gente simplesmente rasga e joga fora, mas uma opção muito mais sustentável é reutilizá-los. Você pode usar para rascunhos, para outras impressões e até para fazer um bloquinho de notas.

Com isso você estará reduzindo o consumo de papéis e poupando, além de árvores, muita água e energia que são utilizadas para a sua produção. E não esqueça, antes de reutilizar, a ordem é reduzir! Por isso, só imprima o que for necessário e só utilize o que for essencial.

 

___________________________________

 

Xadrez reciclado

 

A idéia de reciclar, eu sei que você gosta. Agora eu pergunto: você joga xadrez? Se a resposta for sim você deve ter curtido ainda mais essa ideia aí em cima. Mas essa ideia não é a unica que aproveita materias reciclados pra preparar o tabuleiro.
Poucas coisas são tão legais e satisfatórias quanto jogos de xadrez. E algumas pessoas deixam o jogo ainda mais interessante, mesmo para quem não joga.
Nessa galeria você encontra vários conjutos de peças e tabuleiro totalmente reciclados, utilizando placas de computadores velhos e até encanamento. Vale a visita.

 

___________________________________

 

Dicas para escolher com consciência o seu cosmético



Não há nada melhor do que cuidar da aparência e do meio ambiente ao mesmo tempo. Você já sabe que alguns produtos investem para conquistar os públicos conscientes e apostam em produtos naturais, orgânicos, sem química. Mas você consegue separar o que é sustentável do que não é? Siga algumas dicas para escolher cosméticos 100% ecológicos.

Avalie o material
A aparência da embalagem te dará muitas informações. Veja se o material utilizado para a confecção permite reaproveitamento, se há caixas, folhetos e plásticos desnecessários e que só geram mais lixo.

Cheque antes
Se a empresa trabalha com políticas de proteção socioambientais e levam a sério a preocupação com o tema, certamente fará propaganda disso. Cheque o site da empresa e se informe.

Confira o rótulo
Ele pode dizer se a matéria-prima utilizada é ecologicamente correta, se o produto foi testado em animais, se o material da embalagem pode ser reciclado, e ainda apresentar certificações que asseguram a responsabilidade da empresa.

Se informe
Se o rótulo não te disse muito, confira o site! Uma pesquisa recente mostrou que muitas mulheres estavam sendo contaminadas por doses de chumbo em batons de marcas famosas, tudo porque não se informavam sobre a composição do produto. Veja na formulação informações como o percentual de ingredientes de origem vegetal renovável.

Refis: solução mais barata
Para que tantas embalagens? Algumas empresas investem em refis como forma de diminuir o descarte de embalagens. E você ainda economiza um dinheiro, já que o refil custa menos.

Considere os orgânicos
São vários os princípios benéficos à natureza trazidos pelos cosméticos orgânicos. Por isso, considere-os na hora da compra. Certifique-se de que o produto possui selos como o Ecocert e o Cosmebio que asseguram que o produto segue essa linha.
Seguindo essas sugestões você estará levando um produto sustentável para casa e usando um cosmético que é bom para você e para o meio ambiente. [EcoD]


_________________________________________________________________________

 hora do planeta
 O que é?
A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.
Quando?
Sábado, dia 26 de março, das 20h30 às 21h30. Apague as luzes para ver um mundo melhor. Hora do Planeta 2011.
Onde?
No mundo todo e na sua cidade, empresa, casa... Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4616 cidades, em 128 países, apagaram as luzes durante a Hora do Planeta. Em 2011, a mobilização será ainda maior. 

participe
Espalhe a mensagem da Hora do Planeta 2011. Faça o download do material de mobilização e ajude o WWF-Brasil a disseminar essa causa. Aqui ta o site: http://www.horadoplaneta.org.br/participe.php?p=participe

_______________________________________________

 Dia Mundial da Água: 

as dificuldades para consegui-la pelo mundo

 

O acesso à água potável ainda é um desafio diário para grande parte das populações do mundo.


Apesar das inúmeras fontes naturais de água no mundo - rios e lagos, em geleiras e aquíferos, chuva e neve - a quantidade de água que diferentes países conseguem extrair para fornecer a seus cidadãos varia bastante.
Um estudo da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) identificou países em que a demanda por água excede a oferta natural do recurso. Segundo a organização, os países onde isso acontece fazem maior pressão sobre as fontes de água doce.
No topo da lista dos que mais utilizam o recurso está a península árabe, onde a demanda por água doce excede em 500% a disponibilidade na região.
Isso significa custos adicionais para que a água seja trazida de fora - por caminhões pipa ou aquedutos, ou através da dessalinização.
Países como o Paquistão, o Uzbequistão e o Tadjiquistão também estão muito próximos de utilizar 100% de sua oferta de água doce, assim como o Irã, que usa 70% de seus recursos hídricos.
Ampliar imagemDe acordo com os dados da FAO, o norte da África é outra área sob pressão, em que a Líbia e o Egito particularmente são afetados. A região possui somente metade da água doce que os países consomem.
Mas, a maior pressão sobre as fontes de água doce não está necessariamente nos lugares mais secos, mas nas regiões com o maior percentual da população global.
O sul da Ásia, por exemplo, consome quase 57% de sua água doce, mas abriga quase um terço da população mundial.
Situação que alterem a distribuição de água nessa região - causadas por mudanças climáticas, pelo aumento do número de terras irrigadas ou pelo aumento do uso geral de água, ameaçam a vida de bilhões.
No leste da Ásia o consumo proporcional é menor - os países da região usam em média apenas 20% das suas reservas hídricas. No entanto, um terço da população do mundo vive ali.
O Brasil consome 0,72% da sua água doce renovável ou 331,48 metros cúbicos por habitante a cada ano, segundo a FAO. No entanto, 0,4% são exclusivos para a agricultura.